Download!Download Point responsive WP Theme for FREE!

Lavagem a Vapor Automotiva VS Lavagem a Seco

Lavagem a Vapor Automotiva VS “Lavagem a Seco”

Lavagem a Vapor Automotiva VS Lavagem a Seco
Lavagem Automotiva, Técnica de Bio lavagem

Lavagem a vapor automotiva vs lavagem a seco… Com todas as notícias que estamos acompanhando na mídia de que os reservatórios naturais de água do nosso país estão secando, a lavagem a seco deixa de ser moda e passa a ser uma necessidade. Infelizmente na nossa cultura brasileira não temos o costume de utilizar esse tipo de lavagem, principalmente quem possui carro de cor preta, por achar que pode riscar a pintura do carro. E com razão! Pois especialistas dizem que, se lavado de forma incorreta, a pintura do carro poderá ser danificada.

Muitas empresas estão oferecendo a lavagem a seco nos automóveis, mas se você estiver com disposição de fazer você mesmo, vou dar algumas dicas para esse tipo de lavagem.

 

Material usado na Limpeza a Seco

  • Pano de microfibra – que é composto de 80% de poliéster e 20% de poliamida, que consegue atrair partículas, absorve até 5 vezes o peso do pano, facilitando a limpeza e é encontrado com facilidade no mercado;
  • Produto pronto para uso da lavagem a seco – que possui produto para lubrificar a pintura do carro, (ou use o produto caseiro que ensino neste artigo);
  • Gel próprio para passar nos pneus.

Existe todo um processo para fazer a limpeza a seco. Deve ser feita de cima para baixo, pois a sujeira mais pesada costuma ficar na parte inferior do carro por receber mais sujeira como, por exemplo, a fumaça de caminhão ou ônibus.

Não se deve usar força, o produto de limpeza a seco facilita a retirada da sujeira, sem precisar do uso de pressão e sempre com leveza, eliminando toda a sujeira para não correr o risco de arranhar a pintura. O mesmo procedimento pode ser feito nos vidros do carro, ou se preferir, use um produto de limpeza específica para os vidros.

Temos que ficar atentos de sempre trocar o pano de microfibra assim que ele mostrar excesso de sujeira, ou lavar o mesmo sempre que estiver com acúmulo de impurezas. Depois de tudo limpo, com uma toalha limpa e seca (microfibra), termine a limpeza fazendo o acabamento e com isso ganhando mais brilho para a pintura do carro.

É importante lembrar que a lavagem a seco deve ser feito na pintura fria, isso significa que o carro tem que ser lavado na sombra.

Fórmula Caseira de Produto para Lavagem a Seco

Encontramos no mercado vários produtos de limpeza a seco, de várias marcas. Mas existem também a formula caseira deste produto que leva os seguintes ingredientes:
• 50 ML ETANOL (ÁLCOOL COMUM)
• 25 ML ISOPROPANOL (ÁLCOOL ISOPROPÉNICO)
• 1 COLHER DE LAURIL SULFATO DE SÓDIO EM PÓ

Misture tudo num recipiente que pode ser uma garrafa e borrife na superfície do carro limpando em seguida com estopa ou pano de microfibra sempre limpo num mesmo sentido sem uso de força e de forma leve para não arranhar a pintura.

Limpando o Motor do Carro

Para a limpeza do motor do carro se faz necessário apenas o uso de estopa e spray lubrificante. O spray lubrificante é um ótimo produto para a retirada do óleo que impregna o motor, não sendo necessário o uso de água nesse processo, erro que muitas pessoas cometem por sabermos que água não retira esse tipo de sujeira.

 

Lavagem a Vapor

EcoWash
EcoWash

A lavagem a vapor, além de ser inovadora é um tipo de lavagem ecologicamente correta por economizar água e não possuir nenhum produto químico. A fumaça jogada dos carros como caminhão ou ônibus tem óleo diesel que vai aderindo à pintura do seu carro, deixando-o cada vez mais sujo e sabemos que apenas água não retira esse tipo de sujeira, porém o vapor consegue fazer esse serviço de limpeza facilmente.

Nesse tipo de lavagem é usado apenas 2% de água e o vapor não danifica o motor do carro e lava cada cantinho, cada pedaço, retirando toda a gordura e sujeira. A higienização interna do carro, ou seja, estofados e painel, quando feitas com a lavagem a vapor mata germes, bactérias o que é muito bom para quem tem problemas com alergias.

Por usar um equipamento específico para esse tipo de lavagem, meu conselho é levar seu automóvel em uma empresa especializada, evitando assim gastos desnecessários com máquinas caras.

Coisas que Devemos Evitar

Lavagem a Vapor Automotiva VS Lavagem a Seco
Lavagem a Vapor

Se você é dessas pessoas que gosta de lavar o carro, com sabão em pó, sabão em barra ou detergente, saiba que as utilizações destes produtos podem até servir para uma boa limpeza, porém além de limpar as sujeiras vão também as ceras, polímeros ou óleos que são fundamentais para a lubrificação das pinturas.Outro erro comum é lavar o carro com as famosas esponjas, aquelas quadradas que já são consideradas coisas do passado, temos que ter o cuidado de evitar esse tipo de material, pois a esponja é lisa e consequentemente agarra partículas (areias) que podem arranhar a pintura, causando micro riscos.

O uso ideal para lavar o carro são as luvas de microfibras que absorvem as sujeiras, podendo e devendo ser lavadas sempre que tiver excesso de sujeira.

A verdade é que o brasileiro gosta de andar com carro sempre limpinho, mostrando zelo pela sua máquina e, para nossa sorte, existem no mercado vários tipos de forma de limpeza para tal objetivo. A lavagem a seco ou lavagem a vapor são só algumas das opções que temos no mercado.

Devemos saber que, levando numa empresa especializada ou fazendo você mesmo em casa, o importante mesmo é sempre manter a qualidade visual do seu carro.

Artigo escrito por: Sandra Santos

Veja o vídeo sobre a Bio Lavagem


Inscreva-se no Metal Omega

Participe da Comunidade do Google Plus

Participe da página no Facebook

Participe no Grupo de Classificados de Veículos Usados do Facebook

Participe do grupo no Linkedin

Participe do Instagram

Participe do grupo no Tumblr

Participe do Pinterest

Participe do Twitter

Visite a Loja do Metal Omega no Mercado Livre