Land Rover Defender 110, um carro para viajar o mundo

Land Rover Defender 110, um carro para viajar o mundo

Se você fosse viajar o mundo, qual carro escolheria?

Land Rover Defender 110
Land Rover Defender 110

Um Land Rover Defender 110 e sua história de rodar o mundo… Sabe aquela vontade de viajar o mundo todo dentro de um carro e ter histórias para contar para os netos? Você sente isso? Não!? Sim!? Neste artigo quero falar sobre um casal que podem ser considerados loucos, completamente malucos, mas que muitos de nós adoraríamos ter, nem que seja 10% da coragem que eles tiveram de realizar esse sonho. Viajar o mundo dentro de um carro chamado Coyote, nome carinhoso apelidado por eles por considerarem o carro: “lento, desengonçado, mas que nunca desiste!”

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Estou me referindo ao casal Leonardo e Rachel Spancer que saíram da cidade de São Paulo no dia 04 de maio de 2013, dentro de um Land Rover Defender 110 ano 2005, com o projeto “Viajo, Logo Existo”, que consiste em conhecer o mundo viajando dentro de um carro com intuito de alimentar a alma inquieta do casal e ter um estilo de vida diferente.

A escolha do Land Rover Defender 110 foi feita depois de muita pesquisa, “Conversando com pessoas do meio ou lendo websites de ‘overland trips’ ficou claro para nós que o Land Rover Defender 110 era a melhor escolha para uma viagem de volta ao mundo. Além de ser um carro extremamente robusto, confiável e potente, achar peças para esse carro é relativamente fácil no mundo todo, ate mesmo em lugares remotos na África, graças a colonização inglesa em vários países da região” é o que relata o casal.

Land Rover Defender 110
Land Rover Defender 110

A escolha do modelo do Land Rover Defender 110 com motor 2.5 na versão 300 TDI (1994 a 2005) – 4 cilindros, 2.495 cm3, foram propositais, pois depois de conversar com várias pessoas que passaram pela mesma aventura, descobriu-se que os modelos “mais antigos” eram de fácil manutenção.

O tamanho do carro também foi primordial para a escolha, por caber dentro de um container, o que foi muito útil quando tiveram que enviar o Land Rover Defender 110 da Inglaterra para a África do Sul, por exemplo.

Depois da escolha feita pelo Land Rover Defender 110, o próximo passo foi equipar o carro para cair na estrada. Foram instalados: armários, geladeira, fogão a gás, barraca de teto, bagageiro de teto, escada do bagageiro, enfim, tudo o que era preciso para não depender exclusivamente de hotéis e conseguir economizar na hospedagem, dormindo dentro do próprio carro, ou em cima dele, o que foi o caso.

Land Rover Defender 110
Land Rover Defender 110

Depois de 2 anos de aventura o casal expôs um boletim informativo de como o Land Rover Defender 110 funcionou nesse período, o que se resume em:

  • Alternador quebrou com 36.000 Km, trocou e quebrou novamente com 56.000 Km;
  • Bomba d’água quebrou com 78.000 Km;
  • Embreagem deu problema com 75.000 Km;
  • Pneus foram trocados com 82.000 Km;
  • Pastilha de freio foi trocada apenas 1 vez nesses 2 anos de viagem;
  • Trocaram apenas 1 vez também as cruzetas traseiras e também as buchas do amortecedor traseiro;
  • O óleo e filtros de óleo foram trocados a cada 10.000 Km.
Land Rover Defender 110
Land Rover Defender 110

O primeiro Land Rover Defender foi lançado em 1948 e logo se tornou líder no mercado de veículos fora de estrada. O modelo Defender foi mesclando 3 opções de comprimentos de chassis (90 duas porta mais curto, 110 quatro portas longo, 130 cm), e configurações tipo “jipe”, pick-up cabine simples e pick-up cabine dupla. A transmissão 4×4 do Land Rover Defender é do tipo Integral, distribuindo o torque entre os eixos dianteiro e traseiro. Esse diferencial central pode ser bloqueado, para aumentar a tração.

O Land Rover Defender é um carro robusto e com grande durabilidade, possui o interior rústico, porém com qualidade. Os bancos são de couro, todos os comandos são praticamente analógicos, mas pode ser equipado com GPS, telas de DVD para os bancos traseiros e sistema de som Alpine.

Tenha atenção especial a estes itens!

Atenção ao Motor no Land Rover Defender 110

Land Rover Defender 110
Land Rover Defender 110

A maior causa de superaquecimento no Land Rover Defender é o ventilador do radiador. Sempre fique atento à temperatura, que deve ficar na metade da escala do marcador. Verifique a quantidade de fumaça no visual, que deve ser escura e em pouca quantidade. Se tiver excesso pode ser problema na bomba de combustível.
Fumaça azulada é sinal de que há algo comprometedor no turbo ou mesmo no motor. Fumaça branca pode ser falha no sistema de alimentação, pode ter entrado água no motor.

Atenção ao Eixo Traseiro do Land Rover Defender 110

Semieixo traseiro tulipa
Semieixo traseiro tulipa

Verifique se não há folga em excesso do semieixo, conjunto chamado de tulipa. Verifique o desgaste no pivô do braço A, que pode ocasionar ruído.

Atenção ao sistema de Direção Hidráulica do Land Rover Defender 110

Sistema Direção Hidráulica
Sistema Direção Hidráulica

Verifique a direção hidráulica, veja se ao esterçar não há ruídos ou vazamentos. Manutenção preventiva neste item é essencial. Verifique as correias de acionamento, e assim que adquirir troque todo o fluido do sistema de direção hidráulica.

Atenção à infiltração no Interior do Land Rover Defender 110

Land Rover Defender
Infiltração de Água Land Rover Defender

Verifique se há infiltração de água. Muito comum infiltrar no assoalho do passageiro e no teto junto aos pontos de fixação. Evite subir no teto ou levar muito peso nele, pois faz com que soltem a massa de vedação e a tinta nos pontos de fixação.

Atenção à Porta Traseira do Land Rover Defender 110

Land Rover Defender
Land Rover Defender

Trocar rodas ou pneus por medidas fora do permitido afeta suspensão e principalmente o estepe sobre a porta, o que pode comprometer toda sua estrutura.

O que dizem os usuários sobre o Land Rover Defender 110

“Uso meu Defender 110 todos os dias. É mais que um carro, é uma muralha. Embora ele seja grande por fora, por dentro é apertado. Em termos de manutenção, nunca deu grandes problemas. Quando era bem novinho, teve um vazamento de óleo, mas foi resolvido logo. No resto estou satisfeita. Pretendo trocar por outro, mas isso ainda está longe. O carro nunca fez trilha e tem apenas 9000 quilômetros.”

Mirella Dias de Souza, 20 anos, São Paulo

O que dizem as revistas sobre o Land Rover Defender 110

“O Defender não se dá bem na cidade: é difícil de estacionar, desconfortável e barulhento. Fazer uma simples conversão com esse Land Rover é um tormento. Ele é um trambolho. Mas é um mito. (…) Uma pesquisa do fabricante mostra que 75% dos Defender produzidos desde 1959 ainda circulam. (…) Não há por que temer corrosão, pois a carroceria é de alumínio com algumas partes de plástico.”

QUATRO RODAS, junho de 1999

Preço médio de peças do Land Rover Defender 110

Original

Farol dianteiro completo: R$ 689,00
Espelho retrovisor externo: R$ 225,00
Lente da Lanterna traseira: R$ 68,00
Grade dianteira: R$ 196,00
Jogo de pastilhas: R$ 518,00
Amortecedor dianteiro (conjunto): R$ 500,00
Amortecedor traseiro (conjunto): R$ 650,00

Alternativo

Jogo de pastilhas dianteira: R$ 100,00
Jogo de pastilhas traseira: R$ 65,00

Alerta sobre Land Rover Defender 110 trilheiro

Antes de comprar um Defender, é bom saber se ele foi um viciado em trilhas. Segundo Marco Aurélio de Alcântara Silveira, gerente de serviços da autorizada Autostar, ser um trilheiro não é problema. “Se tem a manutenção em dia, tudo bem, pois ele é robusto. Mas, se foi muito exposto ao off-road e não teve os devidos cuidados, o carro deve ser evitado, pois vai dar problemas”, diz. Procure acúmulo de barro no conjunto radiador, condensador, intercooler e radiador de óleo. Caso o barro feche as passagens de ar, o motor pode até ferver. Verifique se o turbo e o coletor de escape têm cor de barro. Dê uma olhada na caixa de bateria, onde a lama em geral se acumula. Os fluidos de freio, direção e câmbio, além do óleo de motor, devem ser checados. Estão beges e pastosos? Significa que foram contaminados pela água e devem ser trocados imediatamente, o que indica desleixo por parte do proprietário. Teste o bloqueio do diferencial central e o engate da reduzida, sempre procurando ruídos estranhos ou trancos excessivos no conjunto de transmissão.

Ficha Técnica do Land Rover Defender 110

Coeficiente CNW: 0,04
Ranking CNW: 2.905

Motor:

Alimentação: Injeção Direta
Cilindros: 4 em linha
Comando de Válvulas: Simples no cabeçote
Válvulas por cilindro: 2
Diâmetro dos cilindros: 90,5 mm
Taxa de compressão: 19,5:1
Curso dos pistões: 97 mm
Combustível: Diesel
Cilindrada: 2.495 cm
Potência: 115 cv a 3.800 rpm
Torque: 29,6 kgfm a 1.600 rpm
Peso/Potência: 17,63 kg/cv
Torque específico: 11,86 kgfm/litro
Peso/Torque: 68,51 kg/kgfm
Potência específica: 46,09 cv/litro

Transmissão:

Tração: Integral
Câmbio: manual de 5 marchas
Embreagem: monodisco a seco

Suspensão:

Dianteiro e Traseiro: Eixo rígido

Freios:

Dianteiro: Disco ventilado
Traseiro: Disco sólido

Direção:

Assistência: Hidráulica
Diâmetro de giro: 14,4 m
Pneus dianteiros: 235/85 R16
Pneus traseiros: 235/85 R16

Dimensões:

Comprimento: 4.599 mm
Largura: 1.790 mm
Altura: 2.060 mm
Entre-eixos: 2.794 mm
Bitola dianteira: 1.486 mm
Bitola traseira: 1.486 mm
Porta-malas: 263 litros
Tanque de combustível: 75 litros
Peso: 2.028 kg
Carga útil: 920 kg
Ângulo de entrada: 51 graus
Ângulo de saída: 34 graus
Ângulo central: 28 graus
Travessia de água: 500 mm
Rampa máxima: 45 graus
Inclinação lateral máxima: 30 graus
Vão livre do solo: 215 mm

Desempenho:

Velocidade máxima: 140 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 18,7 s

Consumo médio:

Urbano: 7,2 km/l
Rodoviário: 8,9 km/l

Seguro:

Seguro médio aproximado:
R$ 4.584,00

Opiniões dos donos de Land Rover Defender 110

Opinião 1

“Apaixonante”
Land Rover Defender 110 2.5 Turbo 2005/2005
Nagib – São Luís MA
Dono há 4 anos – 180.000 km
Carro anterior: Suzuki Vitara

Prós:
Uma satisfação incontestável.

Contras:
Estacionar.

Defeitos apresentados:
Fazendo as devidas manutenções, nenhuma.

Opinião Geral:
É tão maravilhoso que não se enxerga defeitos.

Opinião 2

“Best 4 x 4 x far”
Land Rover Defender 110 SW 2.5 Turbo 2004/2004
Othon – Belo Horizonte MG
Dono há 1 ano – 155.000 km
Carro anterior: Land Rover Defender

Prós:
Design eterno e bonito, imponente, forte. Manutenção barata e simples por quem sabe.

Contras:
Desempenho em rodovias.

Defeitos apresentados:
Manutenções de rotina como: embreagem, bomba da direção hidráulica, buchas e batentes, bateria 100 A e revisão no aterramento negativo da bateria, isto deve ser feito pelo menos uma vez por ano, pois com a vibração e sujeira de barro ou poeira podem desconecta-lo dando mal contato e problemas elétricos generalizados. Fiz estes serviços porque não gosto de surpresas, foi preventivo.

Opinião Geral:
Esta é minha segunda Land Rover Defender, completei 7 anos e não penso em trocá-la, nem por uma mais nova, porque esta é mecânica e não eletrônica. Quem não tem Land Rover Defender, cuidado, porque é difícil ficar sem elas…

Opinião 3

“Meu azulão”
Land Rover Defender 110 STD 2.5 Turbo 2000/2000
Carla – João Pessoa PB
Dono há 12 anos

Prós:
A minha Defender 110 tem 12 anos, comprei em 2000 e ate hoje me diverti colocando acessórios, modifiquei assentos para melhor conforto, instalei outro ar-condicionado na traseira, vivo lambendo a minha. Me sinto segura, adoro dirigir, não me canso de olhar para ela. Satisfação total.

Contras:
Em 12 anos não achei nenhum… Se uma garagem não me cabe eh porque não me merece… Ate porque a Defender nasceu para viver na rua, não em garagens. Ladrão nem chega perto!

Defeitos apresentados:
Defeitos não… características. Uma goteira, Um pingado. Coisinhas para v se divertir arrumando. E sempre junta um bando de amigos para ajudar, dar pitacos e jogar conversa fora.

Opinião Geral:
Amo demais a minha, meu marido tem uma 90, mas eu gosto mesmo do meu ônibus. Sem frescuras, e fui adaptando ao meu gosto, reformei o interior, troquei ate os parafusos por parafusos de inox! qual outro carro lhe da essa experiência lúdica? Na frente da minha casa tem um placa dizendo que eh estacionamento de Land Rover…

Fonte das Opiniões:

Carros na Web

Preço médio do Land Rover Defender 110

De R$ 48 a R$ 110 mil ano (1996 a 2005)

E aí? Que tal realizar o sonho guardado na gaveta de viajar o mundo dentro de um Land Rover Defender 110? Ou conte-me qual carro você escolheria?

Artigo escrito por: Sandra Santos
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