Download!Download Point responsive WP Theme for FREE!

Cuidados com a moto, dicas para manter longevidade

Cuidados com a moto

Cuidados com a Moto
Cuidados com a Moto

Quem é apaixonado por moto sabe o quanto é preciso para manter a beleza e principalmente a longevidade da sua máquina.  Algumas pessoas são tão apaixonadas que nem consideram um fardo tais cuidados com a moto. Mas preste atenção para que nenhuma dessas dicas, que você vai ler neste artigo passe despercebido, afinal sua intenção é curtir e para isso alguns cuidados são de extrema importância:

Proteja o Assento:

Cuidados com a Moto
Proteger Banco de Moto

Estacionar em local de sombra é uma grande vantagem, porém não garante que os raios solares estraguem os assentos de motocicletas. Diariamente os bancos são bombardeados com o sol e chuva e o tecido (que, normalmente são sintéticos ou em curvim) podem rachar e, posteriormente, rasgar, expondo a espuma e apodrecendo por infiltração de água. Não deixar que a sujeira, ou a poeira em excesso se acumule.

Use um pano macio e água corrente são suficientes para manter limpos, mas lembre-se que, mesmo os assentos revestidos de tecido sintético, que são bem mais resistentes, mancham. Para uma limpeza profunda, procure uma empresa de confiança para a lavagem.

Luzes:

Cuidados com a Moto
Iluminação da Moto

Ficar sempre atentos aos faróis e as luzes de freio são muito importantes. E lembre-se que os faróis devem estar acessos sempre que estiver em uso, mesmo de dia e com sol, para que se tenha maior visibilidade dos outros motoristas.

Lubrificação:

Cuidados com a Moto
Lubrificação da Moto

Coroa, corrente e pinhão são as peças responsáveis pela transmissão do movimento do câmbio para a roda. Nesse processo, a corrente é submetida a um atrito muito forte, que gera calor. Sem lubrificação adequada, a temperatura elevada levará os componentes a dilatar, ocasionando desgaste prematuro.

Pneus tem prazo de validade:

Cuidados com a Moto
Prazo de Validade do Pneu

Você tem sempre que se lembrar de que os pneus tem sim prazo de validade que é de 5 anos. Após esse prazo a tendência é de ressecamento, sem flexibilidade, podendo estourar. Outro fator que merece atenção é a calibragem certa e recomendada pela montadora. Uma calibragem baixa, além de acelerar o desgaste do pneu, aumenta o consumo de combustível e pode provoca acidentes. O recomendado é calibrar os pneus semanalmente, ou sempre que for viajar.

 

Regulagem da Corrente:

Cuidados com a Moto
Regulagem de Corrente

Com o passar do tempo é normal a corrente sair da regulagem correta e uma corrente com folga pode travar a roda e jogar o piloto no chão ou enrolar na parte frontal e quebrar o motor. Em contrapartida uma corrente muito esticada também pode provocar acidentes. Profissionais recomendam que a regulagem da corrente seja feita com a moto no chão e o piloto montado para que, com o peso do piloto, se consiga a regulagem ideal.

Refrigeração do Motor:

Cuidados com a Moto
Teste de Líquido Arrefecimento

Ao passar dos 100ºC, sua moto perde o desempenho, e acredite, essa temperatura é facilmente atingida. Para resolver esse problema é fundamental verificar constantemente o nível de fluido, caso esteja abaixo da marca inferior, complete até a marca recomendada com uma mistura de etileniglicol ou coolant e água destilada (50% cada, consulte seu manual). Não é recomendado água de torneira, por possuir diversos componentes que corroem o motor, como flúor e cloro. Também é importante a troca completa do líquido periodicamente, conforme as instruções do fabricante.

Limpeza da Moto:

Cuidados com a Moto
Lavar Moto

Nada melhor que você ter sua moto limpa. Mas para realizar uma boa limpeza são necessários cuidados, pois produtos podem danificar sua pintura, componentes elétrico, entre outros. Lembre-se de que a maioria das motos possuem motor exposto, portanto todo cuidado é pouco.Vale ressaltar para não direcionar o jato de água nos componentes eletrônicos da moto, pois essa parte é sensível, e pode gerar curto por infiltração da água nas conexões. Outro ponto importante é não jogar água fria com o motor quente. Para isso existem lavas-jatos que realiza lavagem a quente. Procure este tipo de serviço.

Para limpar o excesso de graxa gerada pelas correntes, pode-se utilizar querosene para sua limpeza, porém tome cuidado para não atingir a pintura. Use-o apenas para remover a graxa no chassis da moto.

E você, mantém os devidos cuidados com a moto? Atente para a manutenção da sua máquina.

Bons Ventos!

Artigo escrito por: Sandra Santos


Inscreva-se no Metal Omega

Participe da Comunidade do Google PlusParticipe da página no Facebook

Participe no Grupo de Classificados de Veículos Usados do Facebook

Participe do grupo no Linkedin

Participe do Instagram

Participe do grupo no Tumblr

Participe do Pinterest

Participe do Twitter

Visite a Loja do Metal Omega no Mercado Livre

  • ricardo

    VCS poderia por os créditos nas imagens ai, tem uma ai que o cara ta limpando a corrente com um pano, essa imagem ai é de um vídeo no youtube.

    • O banco de dados de imagens do Google é livre. Quando uma imagem não tem proteção de marca d’ água quer dizer que é livre para uso 😉

  • Ricky Esteves

    Muda toda essa reportagem para: Leia o manual do proprietário da sua motocicleta!

    • Infelizmente nem todos tem a paciência de ler tudo… nem Advogado, acredite se quiser… uma vez eu estava em atendimento e recusei a garantia, aí ele me diz: “mas a garantia publicada é de tanto tempo”… aí eu mostrei o manual dizendo que aquele item era de tanto tempo.

      Ele retrucou: “mas quem lê manual?”