10 Carros Resistentes ao Tempo

Qual a melhor definição para carros resistentes?

Carros Resistentes
10 Carros Resistentes ao tempo

Resistência segundo o dicionário significa: “ato ou efeito de resistir”. Mas para um veículo, acredito que a melhor definição seria: “propriedade que apresentam alguns materiais de resistir a agentes mecânicos, físicos, químicos, capacidade de suportar a fadiga, esforço”. Você que é consumidor de carros, sabe que atualmente um veículo que se mantém por anos tende a ser melhor para adquirir peças, facilidade de manutenção, facilidade de revenda, além de boa aceitação de mercado. Mas com toda a tecnologia embarcada atualmente, esses carros resistentes ao tempo tiveram que ou se reinventar, ou apenas deixar de existir.

Eis a lista dos dez carros resistentes ao tempo (com uma exceção) são os que mantiveram sua estrutura e plataforma por décadas e décadas. Atualmente, qual carro poderá poderá resistir ao passar dos anos? Vamos à lista:
Promoção Celular Smartphone Samsung J7 Prime

 

1 – Fiat Uno Mille

Carros ResistentesO Fiat Uno, sobrenome Mille posteriormente, é uma obra de Giorgetto Giugiaro, acredite se quiser. Essa simplicidade foi proposital. Linhas retas, quadradas, o levaram a décadas mantendo sua mesma forma. O Fiat Uno nasceu em 1983 na Itália. Chegou ao Brasil em 1984 (muito rápido diga-se de passagem, haja vista atualmente alguns veículos demorarem mais que isso para chegar), e conviveu um período com apenas o sobrenome Mille, quanto o Uno ganhou nova plataforma e ficou mais “arredondado”. O Mille só saiu do mercado em 2014 por imposição das leis mais rígidas no quesito segurança, portanto, ter ABS e airbag são obrigatórios, e não era possível implementar isso no Mille, ou ficaria inviável.

Carros ResistentesO Mille é um carro bruto, “pau pra toda obra”, o “Fusca” da Fiat. Seus 30 anos de existência não foi por acaso, pois suas peças baratas, simplicidade mecânica, e sua resistência ao piso lunar do Brasil fizeram preferência dos frotistas. Além do mais foi por anos o veículo de entrada mais barato do Brasil, o que configura como principal veículo de acesso. Sem falar também no tamanho da rede de concessionárias da Fiat no país. Tudo contribui para que ele seja bom de comércio, já que ainda hoje é muito fácil encontrar peças para ele, e todos tem facilidade de fazer a manutenção.

 

2 – VW Kombi

Carros ResistentesEsta é a recordista. Nasceu em 1949 na Alemanha e chegou ao Brasil em 1956. Com fama de ser robusta e barata, além de sua praticidade, ela ficou praticamente intocável até janeiro de 2014, quando mesmo por tentativas de sobrevida, os engenheiros não puderam prosseguir com o projeto de equipá-la com ABS e airbag. Ela não teve substituto no Brasil, e deixou o mercado com uma grande lacuna.

Carros ResistentesA Kombi é a preferida dos veículos escolares, dos feirantes, de quem vive na roça… É valente, e as mais antigas levam o motor a ar, que não esquenta, ou seja, não há manutenção no sistema de arrefecimento. Ela viveu por 56 anos no Brasil, e 64 anos no mundo.

Tenho muita história com a Kombi, pois era o principal veículo de transporte, também em viagens com a turma, além de eu cuidar da manutenção quando trabalhei em concessionária (essa parte eu não gostava…)

 

3 – VW Fusca

Carros ResistentesCarros ResistentesConcebido em 1938 na Alemanha, a pedido de Hitler, é igualmente recordista, e o carro campeão de vendas no mundo. Manteve sua característica, inclusive do motor a ar, intocável até 2003, quando deixou de existir no México. Carro valente, de fácil manutenção, “pau pra toda obra” até hoje leva legião de fãs. Hoje em nova geração, mantém apenas o visual retrô, porém sua característica não permaneceu. Ele virou carro de luxo, possante, e seguro conforme as normas atuais.

Tenho muita história com o Fusca, sendo meu primeiro carro a dirigir, e também o primeiro carro da família. Quando criança andava com carro lotado com a família, e eu ficava no pequeno “porta-malas” atrás do banco traseiro, junto com um amigo. O conceito “pequeno por fora, grande por dentro” não é de hoje. Ao todo foram 21,5 milhões de veículos vendidos.

 

4 – Toyota Bandeirante

Carros ResistentesCarros ResistentesOriginalmente chamado de Toyota Land Cruiser, nasceu em 1951 e existe até hoje sob nova plataforma. No Brasil a Toyota a batizou de Bandeirante, e foi montado em CKD (partes são pré-montadas em sub-conjuntos) em 1958 e foi nacionalizado em 1962. Viveu por 43 anos com a mesma essência, se despediu em 2001 quando seu motor já não se enquadrava mais com as normas de emissões de poluentes.

Resistência é com ele mesmo, “pau pra toda obra”, tinha a vantagem de ser 4×4, amado pelos jipeiros e aventureiros das estradas de chão, porém para tracionar o 4×4 não era nada prático (você tinha que parar o veículo, descer do Jipe, acionar nas duas rodas dianteiras manualmente), mas parece não ser um viés para os puristas. Havia versão Jipe curto e longo, versão picape e até “caminhão”.

5 – Land Rover Defender

Carros ResistentesCarros ResistentesO primeiro brutamonte rústico off-road da Land Rover nasceu em 1948. Houve uma mudança “plástica” em 1958, mas sua estrutura permaneceu a mesma. Com seu estilo quadradão, rebites e dobradiças aparentes, é o Jipe mais aclamado pelos puristas. Enfrenta qualquer desafio. Chegou ao Brasil em 1983 e se despediu em 2001. No mundo se despedirá em 2015, pois não atende mais às normas de emissões.

6 – Mini

Carros Resistentes
Carros ResistentesA Mini nasceu em 1959 na Inglaterra pela empresa British Motor Corporation (BMC). Seu tamanho compacto tornou-se sucesso imediato, pois tinha excelente dirigibilidade apesar de ser tração dianteira e possuir motor de baixa cilindrada (850–1275 cc). Foi eleito um dos carros mais influentes do século, atrás apenas do Ford T.

Foi protagonista na série de humor Mr Bean, com um Mini amarelo. Viveu até o ano de 2000, quando foi adquirida pela BMW, que gerou nova plataforma e um novo conceito. Seu nome atual é MINI com letras capituladas para preservar a história do Mini antigo.

 

7 – Citroën 2CV

Carros ResistentesCarros ResistentesO Citroën 2 CV (dois cavalos) foi projetado para custar pouco. Nasceu em 1948 e despediu-se dos franceses em 1988, porém resistiu em Portugal até 1990. Ao todo foram 5 milhões de veículos em 42 anos sem jamais perder sua simplicidade espartana. Embora seu nome seja 2cv, não está relacionado a potência real do veículo.

 

8 – Sachsenring Trabant

Carros ResistentesCarros ResistentesEste Trabant foi o símbolo do regime comunista. Nasceu em 1957 na extinta Alemanha Oriental. Após a queda do muro de Berlim, em 1989, seu projeto antiquado não resistiu e deixou o mercado em 1991.

 

9 – Hindustan Ambassador

Carros ResistentesCarros ResistentesO Ambassador foi produzido por quase 57 anos. Nasceu em 1957 e viveu até 2014. Porém já nasceu velho, pois ele era um Morris Oxford 1948 que passou a ser produzido na Índia. O Ambassador é muito famoso e querido dos taxistas, sendo usado inclusive por embaixadores.

 

10 – Morgan 4/4

Carros ResistentesCarros ResistentesO Morgan nasceu em 1936, fez uma “plástica” em 1955 e até hoje é vendido com a mesma estrutura de madeira. Foi o primeiro veículo da inglesa Morgan, que o batizou de 4/4 sendo 4 rodas e 4 cilindros.

 


Inscreva-se no Metal Omega

Participe deixando seu comentário e sugestões. Um grande abraço a todos, boa semana.

Participe da Comunidade do Google Plus

Participe da página no Facebook

Participe no Grupo de Classificados de Veículos Usados do Facebook

Participe do grupo no Linkedin

Participe do Instagram

Participe do grupo no Tumblr

Participe do Pinterest

Participe do Twitter

Visite a Loja do Metal Omega no Mercado Livre